Ilumine!

iluminacao_v3

Quer mudar o clima e até a funcionalidade do ambiente? Aposte na iluminação! Ela é de extrema importância para favorecer todas as condições do imóvel, por isso merece uma atenção especial no projeto. O ideal é que a iluminação artificial complemente a natural, então posicionar portas e janelas para aproveitar o máximo de luz solar é fundamental: a norte e a sul há iluminação solar durante todo o dia.

Mas se a construção já está pronta, a iluminação pode e deve ser adequada a cada ambiente para torna-lo mais aconchegante ou mais dinâmico. Luz indireta ou difusa torna o ambiente mais acolhedor, por isso é indicada para quartos, salas de TV e outros ambientes em que o morador possa relaxar. Lâmpadas em sancas no teto ou mesmo uma luminária que projete a luz para cima resolvem o problema.

Já em ambientes que tenham ação e interação entre as pessoas precisam ser mais iluminados. Na cozinha por exemplo, além de uma boa iluminação no teto, pontos de luz na coifa, fitas de LED nos armários ou mesmo uma lâmpada em uma prateleira ajudam a deixar o ambiente mais iluminado para o preparo dos alimentos.

Quando pensamos no tipo de lâmpada que queremos comprar, temos a falsa impressão que a luz branca ilumina mais que a amarela, mas isso não é verdade. Ambas iluminam da mesma forma. Especialistas defendem que o mais recomendado em projetos residenciais é a utilização da luz amarela, pois a luz branca tende a deixar o corpo desnorteado. Neste caso, reserve-a para ambientes como o escritório, onde a luz branca aumenta a eficiência do trabalho e a luz amarela para o quarto, que é mais suave e aconchegante.

Mas em todos os casos é importante consultar o selo PROCEL para garantir que o modelo escolhido seja de alta eficiência energética. Assim você ilumina sua casa sem apagar o seu bolso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *