Terrário fechado para decoração

terrario

Para você que ama paisagismo e colocar mais verde sempre que pode no seu lar, vai adorar essa ideia que trouxemos para deixar seu espaço ainda mais atraente.

Terrário fechado (ou também conhecido como jardim na garrafa) é a melhor maneira de cultivar plantas dentro de recipientes, que permitem à vegetação criar seu próprio ecossistema. Através da fotossíntese, a planta consegue desenvolver-se, alimentar-se e sobreviver, sem necessidade de qualquer intervenção. Por isso esse tipo de cultivo é muito mais fácil para mantê-las vivas, sem necessidade de ser regada por meses.

Quando regadas a planta absorve o pouco de água pelas raízes, libera essa umidade pela transpiração em forma de vapor, que volta ao estado líquido ao entrar em contato com o vidro, escorrendo de volta para terra.

Para aprender a fazer basta aderir aos materiais que vamos citar abaixo. Ensinamos tudo passo a passo.

Materiais:

  • Adote um recipiente de vidro de sua preferência. Jarras, vidros de conserva ou vidros redondos, são os mais utilizados;
  • Cascalhos, areia, pedras, musgos, terra vegetal, miniaturas para enfeitar;
  • Cactos, suculentas, bromélias e unha de gato.

Como fazer:

Passo 1: acomode as pedrinhas no fundo do vidro, formando uma camada de alguns centímetros de espessura.

Passo 2: coloque a camada de areia, mantendo uma espessura de 3 cm.

Passo 3: em seguida, coloque a terra vegetal. Deixa essa camada um pouco mais destacada, utilizando 5 cm ou conforme seu gosto e espaço vertical do recipiente.

Passo 4: retire a planta do vaso original e plante no novo recipiente. Neste caso pode utilizar variedades de plantas em um mesmo terrário se houver espaço.

Passo 5: após plantar as espécies de sua preferência, use pedras, cascalhos e miniaturas para decorar o seu terrário conforme seu gosto. Regue com um copo de água e mantenha tampado até precisar de manutenção daqui alguns meses.

Dica extra: As plantas devem ser de porte pequeno, isso irá facilitar a manutenção na hora de podá-las. Quanto mais plantas com diferentes alturas, cores e tamanhos de folhas mais criativo e atraente seu minijardim.

Se inspire com o tutorial e algumas amostras de terrários

http://bit.ly/terrários

http://bit.ly/tutorialterrário

Agora é só escolher um lugar para dar aquele destaque na sua casa. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *